Município de Castro Marim e Regimento de Engenharia Militar estabelecem protocolo de reabilitação de caminhos agrícolas

Desenvolvimento
Obras

A Câmara Municipal de Castro Marim estabelece, com o Regimento de Engenharia Militar nº 1, sediado em Tancos, um protocolo que visa a intervenção no domínio da rede viária rural e das infraestruturas ligadas ao desenvolvimento económico do concelho.

Os trabalhos arrancaram ontem, na freguesia de Odeleite, e a intervenção do Regimento no Município de Castro Marim assenta na beneficiação de caminhos agrícolas e acessos numa extensão aproximada de 100 km nas freguesias de Odeleite e Azinhal, na abertura de novos caminhos agrícolas dispersos pelo concelho, perfazendo cerca de 6 km, na manutenção de faixas de gestão de combustível para prevenção de fogos florestais e na limpeza de uma linha de água na Ribeira do Álamo.  

Todo o equipamento e grupo de trabalho necessários à intervenção são então da responsabilidade do Regimento de Engenharia Militar nº 1, ao passo que à Câmara Municipal de Castro Marim compete suportar os custos da alimentação, alojamento e compensação dos militares envolvidos, assim como o fornecimento de combustíveis e materiais necessários à execução dos trabalhos e ao funcionamento do equipamento e viaturas militares utilizados.

“O concelho de Castro Marim tem uma extensa rede viária rural, cuja manutenção e reabilitação implica uma grande disponibilização de recursos humanos e técnicos que a autarquia não pode, para já, comportar. Esta parceria com o Exército Português permite-nos intervir em algumas das zonas mais críticas e com maior necessidade”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.