Apelo à leitura na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Numa política efetiva de apoio à educação e à promoção da leitura no concelho, a Biblioteca Municipal de Castro Marim continua a realizar um conjunto de ações dirigidas às crianças do pré-escolar e aos alunos do primeiro ciclo, que visa o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e o gosto pela leitura.

As ações decorrem ao longo do ano letivo, entre outubro de 2012 e junho de 2013, das quais se destacam: “Massajar a imaginação”, “Histórias no estendal” e a “Árvore Livreira”.

Em “Massajar a imaginação”, os alunos são convidados a estimular a sua imaginação com a criação de uma história, o­nde magia e sonho, dominam o enredo, e na qual cada um deles pode ser o personagem principal da sua narrativa. Depois de criarem a sua história, as crianças e os alunos têm um desafio a alcançar, que é a elaboração de um livro intitulado “Massajador da imaginação”.

Quanto às “Histórias no estendal”, partindo do lema “Era uma vez” ou “Há muito, muito tempo”, os participantes nesta atividade vão poder construir histórias, ouvir e contar de forma lúdica.

Outra das atividades promovidas pela Biblioteca Municipal é “A Árvore Livreira”. Trata-se de uma árvore mágica, regada com letras onde os frutos são os livros e folhas são palavras.

Com “A Árvore Livreira” procura-se que os alunos vejam no livro um incentivo à leitura, fazendo com que ocupem um papel interativo na leitura das histórias pelos contadores.

A Câmara Municipal acredita que a realização deste naipe de atividades irá propiciar às crianças do concelho a aquisição de novas competências nos domínios da criação narrativa, da expressão oral e da escrita, alargando, deste modo, a capacidade e o interesse pela leitura através de atividades lúdicas.