Praias

O Concelho de Castro Marim possui uma extensão de cerca de 3,7 km de costa, com condições de excelência para a prática balnear, areais extensos de areias brancas e finas e águas calmas e de temperaturas amenas, fortemente influenciadas pelo mediterrâneo.

O clima ameno, as longas horas de sol, as vastas áreas naturais de pinhal, sapal e de dunas e a sua convivência harmoniosa com as zonas habitacionais adjacentes favorecem e completam esta oferta qualificada, bastante apreciada pelos turistas.

Na extensão de costa referida, que integra a região do sotavento Algarvio e a bacia hidrográfica das Ribeiras do Algarve (RH8) estão classificadas quatro praias: Alagoa/Altura, Verde Lago, Verde e Cabeço, com um total de aproximadamente 3,2 km de unidades balneares, todas com excelente qualidade da água balnear.

À exceção da Verde Lago, recentemente classificada, a qualidade destas praias tem vindo a merecer a classificação de Qualidade de Ouro (classificação atribuída pela Quercus), sendo igualmente praias com galardão Bandeira Azul e dotadas de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, tendo sido distinguidas com o galardão “Praia Acessível” desde 2005. O apoio a cidadãos com mobilidade condicionada no acesso ao banho em cadeira anfíbia é efetuado nas três praias com galardão Praia Acessível, nomeadamente nos concessionários de apoio balnear da Praia de Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço situados nas zonas centrais de cada uma delas, a saber:

- Praia de Alagoa/Altura, Concessionário do apoio balnear da UB3 nascente e da UB4, “Graccer, Sociedade de Turismo do Algarve, S.A”, contactos: 281956482/450, direccao@eurotel-altura.com;
- Praia Verde, Concessionário do apoio balnear da UB2, “Pézinhos N’ areia, Hotelaria e Turismo Unipessoal, Lda”, contactos: 281513195/919503724;
- Praia do Cabeço, Concessionário do apoio balnear da UB1,“Lícia, Sociedade de Exploração Turística e Hoteleira, S.A.”; contactos: 966623992/966069971;

As três praias referidas possuem áreas concessionadas, com aluguer de toldos e vigilância durante a época balnear, sendo que, a limpeza mecânica e manual de todas as praias é assegurada pela Câmara Municipal e pelos concessionários de apoio balnear nas zonas concessionadas e sua envolvente.

Todas as zonas balneares classificadas do concelho de Castro Marim apresentam excelente qualidade da água, atestada pelos resultados do controlo analítico da qualidade da água balnear a que são sujeitas. 

Esta monitorização decorre durante o período de 01 de junho a 30 de setembro, sendo da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)/(ARHAlgarve) através do seu Programa Oficial. As respetivas análises são efetuadas pelo Laboratório de Águas da APA-ARH Algarve, de acordo com calendário de amostragem previamente estabelecido, sendo a respetiva periodicidade mensal no caso das praias de Castro Marim. O ponto de colheita para a monitorização da qualidade da água da Praia de Alagoa/Altura e da Praia Verde Lago é em Altura e o ponto de colheita para a monitorização da qualidade da água balnear da Praia Verde e Praia do Cabeço é na Praia Verde.

A divulgação dos resultados do controlo analítico, para além da publicação na página da internet do município, é efetuada através da afixação nos painéis de informação das respetivas praias, no Serviço de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Castro Marim e na página da APA, onde poderá aceder a todo o histórico.

Consulte AQUI o Controlo Analítico da qualidade da água Balnear. 

All the beaches of the municipality have excellent conditions for bathing and leisure therefore flying the blue flag award. The pleasant climate average, long hours of sunshine, some of the best tourist facilities and vast natural areas of pinewoods, marshes and dunes, favor and complete this qualified offer