Qualidade da Água Distribuída

A água para consumo humano distribuída no Concelho de Castro Marim é maioritariamente superficial, com origem no sistema Odeleite/Beliche. A empresa Águas do Algarve, S.A. efectua a gestão do sistema em alta, que consiste na captação, tratamento e adução ao ponto de entrega/reservatório. A gestão em baixa é efectuada pela Câmara Municipal de Castro Marim (CMCM) e consiste na manutenção do sistema desde o ponto de entrega (reservatório) até à rede predial, passando pela distribuição e respectivo controlo analítico da qualidade da água.

O controlo analítico da qualidade da água para consumo humano é efectuado de acordo com um Programa previamente elaborado pela CMCM e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). No Programa de Qualidade da Água (PCQA) para consumo humano são definidos os parâmetros a analisar, as datas de colheita das amostras e os respectivos pontos de amostragem para cada ano.

Trimestralmente são elaboradas publicações contendo os resultados do controlo analítico, sendo as mesmas afixadas nos painéis informativos distribuídos pelo Concelho e enviadas para as Juntas de Freguesia para divulgação. Estes mesmos resultados podem ser consultados nesta página.