Castro Marim reduz custos no consumo da energia elétrica

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral, reuniu no passado dia 13 de novembro com a Direção de Redes e Clientes, Sul da EDP, visando a realização de obras que permitirão ganhos de maior eficiência na distribuição de energia elétrica localmente.

Nesta reunião, em que marcaram presença o Presidente da Câmara, o Diretor de Redes e Clientes - Sul, Eng. José Marmé, o Diretor da Área Operacional de Faro, Engº Manuel Gonçalves e o vereador Nuno Pereira, foi referida a importância da construção da Sub-Estação de Junqueira, enquanto elemento de qualidade na distribuição de energia elétrica, reduzindo de modo significativo o número de interrupções que anteriormente se verificavam.

Compreendendo a importância do Programa de Eficiência Energética de Iluminação Pública, a Câmara Municipal, em articulação com a EDP, mandou instalar relógios astronómicos nos postos de transformação do concelho, que irão permitir controlar com maior rigor a iluminação pública.

Em matéria de política energética, outra das medidas do executivo prende-se com a adesão do município ao projeto piloto de iluminação pública por LED’S da EDP, que consiste na colocação de novas luminárias com esta tecnologia, substituindo as existentes.

O projeto iniciar-se-á muito em breve na localidade de Altura, onde serão substituídos mais de uma centena de candeeiros, garantindo deste modo uma redução efetiva do consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, uma baixa dos custos suportados pela Câmara Municipal.

Outro dos assuntos presentes nesta reunião de trabalho com a EDP foi a apresentação de uma candidatura do Município ao PO Algarve 21, Energia.

A candidatura apresentada tem por finalidade a substituição da iluminação pública na zona histórica da vila de Castro Marim e a instalação de reguladores de fluxo em Altura.

Trata-se de um investimento de 170 mil euros, o qual vai contribuir para a eficiência e redução dos custos energéticos, colocando o concelho numa linha de modernidade numa área que é de primordial importância para o desenvolvimento sustentável do país.