Castro Marim reforça campanha de compostagem doméstica

Ambiente

“Compostar é Dar Vida, é Valorizar!”, é o mote do projeto de compostagem doméstica, agora reforçado pelo Município, que pretende continuar a entregar compostores à população, tendo alargado a iniciativa aos estabelecimentos de agroturismo e turismos rurais que podem solicitá-los, estando limitados a dois por estabelecimento e ao stock existente.

Este é o primeiro passo de um plano de ação e operacionalização da gestão de biorresíduos mais abrangente no concelho, que amplia o leque de soluções de valorização de resíduos urbanos biodegradáveis, neste caso do os bioresiduos domésticos.

Em paralelo, também serão instalados compositores comunitários destinados àqueles que não tenham condições para a colocação do compostor doméstico e que servem para promover a separação deste tipo de resíduos em comunidades mais alargadas.

A compostagem é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes, a que se chama composto.

Para aderir a este programa e garantir o seu compostor doméstico basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe ou enviar a ficha de inscrição (abaixo disponível) para gam@cm-castromarim.pt ou por correio, para Câmara Municipal de Castro Marim, Rua Dr. José Alves Moreira, n.º 10, 8950-138 Castro Marim.

Os interessados devem cumprir as condições de adesão (abaixo disponível), como possuir residência permanente no concelho de Castro Marim e moradia que possua jardim ou logradouro, com espaço para colocar um compostor doméstico e posteriormente utilizar o composto produzido.

Esta iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito da candidatura ao programa “Biobairros – da terra à terra”, do Fundo Ambiental, que disponibilizou financiamento para implementação de soluções de separação e reciclagem na origem.