Concluída a construção do Cais de Castro Marim

A construção do novo cais do rio Guadiana foi hoje concluída. Ao lado da vila de Castro Marim, o novo cais visa redirecionar a terra para a sua mais riqueza endógena, o rio Guadiana.

“Este cais é uma mais-valia para Castro Marim, tínhamos as costas voltadas para o rio Guadiana, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

A obra foi acompanhada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e o seu funcionamento será protocolado com a Associação de Pesca de Castro Marim, cujo presidente, José Carlos Nunes, visitou, juntamente com o autarca castromarinense, a conclusão deste investimento, que oferece agora condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro. Possibilitará ainda o desenvolvimento das atividades náuticas, tanto na vertente da pesca como na vertente de recreio e desportiva, nomeadamente a canoagem, e consequentemente, sensibilizará a população para a proteção destas massas de água e ecossistemas.

Este empreendimento surgiu na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A obra representa um investimento de cerca de 92.000 euros e foi comparticipada em 75% pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça - Portugal/Espanha).