“Falar Verdade a Mentir” na Biblioteca Municipal de Castro Marim

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, a Biblioteca Municipal de Castro Marim apresenta “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett, pela Companhia de Teatro – “Arte d’encantar, dia 25 de Março, às 21.30 horas.

Esta peça de Almeida Garrett conta a história de Duarte Guedes, um mentiroso compulsivo, e do seu noivado com Amália. A acção decorre na Lisboa do século XIX; o tempo é desde a manhã até à noite do dia posterior à chegada da família Brás Ferreira a Lisboa.

José Félix, criado particular do General Lemos, vem à hospedaria onde estão alojados os Brás Ferreiras visitar Joaquina, criada de Amália, esta personagem anuncia-lhe que Amália está para casar com Duarte Guedes, e que, se o casamento se concretizar receberá umas “sonantes”. Cem moedas de ouro de dote.

Estamos em presença duma das maiores peças de teatro escritas por Almeida Garrett, cuja mensagem principal é a necessidade de perpetuar os valores pelos quais a sociedade se deve nortear, privilegiando o elemento educacional dos espectadores, no sentido da reflexão e troca de ideias, incutindo-lhes a capacidade crítica.

“Falar Verdade a Mentir”, é com este espectáculo cénico que a Biblioteca Municipal se propõe brindar o público no dia mundialmente consagrado às artes do palco, lembrando a divisa do frontão do Teatro Lethes em Faro, «Monet Oblectando», ou seja “Educar divertindo”.