“Guias Redescobrir” distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia

Numa cerimónia que decorreu na Sala do Senado da Assembleia da República, no passado dia 29 de maio, presidida pela direção da APOM – João Neto e Pedro Inácio -, pelo vice presidente da Assembleia da República, Deputado Miranda Calha, e pelo Diretor Geral do Património Cultural Nuno Vassalo e Silva, a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) reconheceu o trabalho desenvolvido no Algarve em vários domínios e atribuiu 2 prémios e 2 menções honrosas a projetos desenvolvidos durante o ano de 2014.

Castro Marim, representado pela vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Sintra, e pelo técnico de Património Cultural, Pedro Pires, recebeu, com os municípios de Alcoutim e Loulé, em parceria com a Nerve Design e colaboração com a Universidade do Algarve/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o Prémio Informação Turística, no âmbito da produção dos Guias Redescobrir – Rediscovery Guides (Algarve Medieval).Os Guias Redescobrir – Rediscovery Guides (Algarve Medieval) é um projeto da autoria da historiadora de arte Rita Manteigas e do designer gráfico Rui Gonçalves lançado em 2013 pela Câmara Municipal de Castro Marim.

O objetivo é oferecer ao visitante e aos habitantes do Algarve a descoberta ou redescoberta do património medieval da região. Mais tarde juntaram-se os municípios de Alcoutim e Loulé, que desenvolveram o mesmo trabalho nos seus municípios.

“O ideal seria que existisse uma rede entre todos os municípios do Algarve e que mais períodos históricos pudessem ser explorados nestes guias”, sublinha a vice-presidente da autarquia castromarinense.

Os Guias Redescobrir são guias acessíveis e pedagógicos para interpretar as cidades, as ruas, os sítios, os locais onde, por vezes, passamos todos os dias, e não vemos a História (e as histórias) que têm para nos contar.
Os prémios atribuídos anualmente pela APOM, fundada em 1965, têm como objetivo incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia no país.

Foram atribuídos um total de 50 prémios num conjunto de 175 candidaturas. As 4 distinções que o Algarve recebeu tornaram este num dos maiores e melhores reconhecimentos públicos nacionais ao trabalho que se desenvolve na região nestes domínios.

Estes prémios são sobretudo um reconhecimento pelos profissionais dos museus de que o trabalho desenvolvido pelos seus pares está no bom caminho, mas o seu valor simbólico é significativo para todos aqueles que diariamente dão o seu melhor na defesa e valorização dos museus do Algarve.