I Triatlo MD e LD Guadiana

Desporto

Nasceu entre Portugal e Espanha, uma nova prova desportiva, que se destaca pela beleza natural dos percursos. No passado dia 20 de outubro, teve lugar em Isla Canela, Espanha, o arranque desta iniciativa, com o I Triatlo de média e longa distância do Guadiana, organizado pela Byon Sport.

O dia ameaçava ser de chuva, mas acabou por ser uma prova onde os triatletas puderam disfrutar de um belo dia para a prática da modalidade. Francisco Alvarez, do Club Trampolin Triatlon, marcou a liderança desde o início da prova no segmento de natação, ganhando vantagem para o segmento de ciclismo, controlando com inteligência a vantagem sobre os mais diretos perseguidores. Na corrida a vantagem chegou a ser de 5 minutos sobre Timothy Van Houtem, da formação 3PT, mas o atleta holandês conseguiu num esforço final, ficar a apenas 30 segundos do atleta espanhol.

Francisco Alvarez conseguiu o tempo de 03:52:53, Timothy Van Houtem, 03:53:23. O pódio ficou fechado por Ignacio Cabrera Fernandez, da equipa Silicmag trisport, com o tempo de 4:11:06.

Na vertente feminina, a grande vencedora foi Esther Córdoba, do Club Deportivo Olimpo, que desde cedo marcou a sua autoridade, com uns segmentos excelentes de ciclismo e corrida, conseguindo uma vitória com uma vantagem de mais de 30 minutos, com o tempo de 5:02:37. Na segunda posição ficou Susana Cordero do C.D.T Triatlon Huelva, com o tempo de 5:35:40 e no último lugar do pódio, Sonia Navio Martinez do CD Entrena Trijuansa, com 5:36:07.

Esta prova teve o patrocínio da Federación Andaluza de Triatlon, Federação Portuguesa de Triatlo, Barceló Hotel Group, dos Ayuntamientos de El Almendro, Villablanca, Villanueva de los Castillejos e de San Silvestre de Guzmán, Isla Canela Marina, Golf e Beach e Resort, Viator, Dogesport, Ciclos Cabello, Nutrisport, Fundaçión Emerge e do Município de Castro Marim.