Município de Castro Marim inventaria e planifica intervenção no arvoredo público

Ambiente

O Município de Castro Marim procedeu recentemente à inventariação do arvoredo urbano presente no concelho, que permitiu apurar 5503 exemplares.

Do número total, 5120 delas representam 87 espécies diferentes, sendo o pinheiro manso (Pinus pinea) aquele que está mais representado, com 14%, devido principalmente ao elevado número de exemplares localizados na Praia Verde e na envolvente ao Castelo de Castro Marim.

Este Inventário Municipal do Arvoredo em Meio Urbano, que pode ser visto abaixo e está em consulta pública, permite identificar e caracterizar todas as árvores existentes em espaço público e privado municipal, com dados relativos às espécies como altura, diâmetro ou idade.

O arvoredo tem um papel e importância fundamental para contribuir para um meio ambiente mais sustentável, na melhoria da qualidade de vida e do ar, na diminuição da temperatura e na mitigação das alterações climáticas.

Pode consultar o inventário online aqui, clicando em "Consulta de planos" e de seguida em "Instrumentos de Gestão Ambiental". Ao selecionar a opção "Inventário Arvoredo Castro Marim" terá toda a informação relativa a cada exemplar, incluindo a espécie e o local onde se encontra.

Documentos: