Apresentação do primeiro livro de Rui Cruz com casa cheia na Biblioteca Municipal

Cultura

A apresentação do primeiro livro de Rui Cruz, intitulado “Verão de Partida”, contou com casa cheia na Biblioteca Municipal de Castro Marim, na sexta-feira, dia 23 de fevereiro.

Os presentes ficaram a conhecer um pouco mais sobre a história desta obra, que conta a aventura de uma família que decide subir o rio Guadiana de barco até Alcoutim, durante as férias de verão. Já na descida vivem uma grande quantidade de imprevistos, que culminam num acidente.

Esta apresentação decorreu no âmbito das iniciativas de promoção do livro e da leitura e do apoio à produção autoral, tratando-se de uma história real que se desenrola entre Castro Marim, Vila Real de Santo António, Alcoutim e Faro.

O livro é inspirado no Baixo Guadiana e na terra mítica de Castro Marim, que atrai novos residentes, como é o caso da família do autor, que atualmente reside no concelho. Graças a essa mudança, a sua esposa, professora, deixou de fazer muitos quilómetros por dia, e um dos seus dois filhos trabalha em regime de teletrabalho, enquanto o outro exerce funções num novo empreendimento no território.

A iniciativa contou ainda com a participação da vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra.

Rui Cruz nasceu em Lisboa em 1966 e reside atualmente no concelho de Castro Marim. Formado em arquitetura, engenharia e network, foi empresário durante 30 anos na região de Lisboa, interrompendo a sua carreira quando realizou a mudança para o Algarve com a sua família, onde o gosto pela escrita e leitura ganhou o seu lugar.