Castro Marim conquista Prémio da Mobilidade em Bicicleta

Turismo

A Câmara Municipal de Castro Marim foi ontem representada pela vice-presidente Filomena Sintra, na entrega do prémio nacional da Mobilidade em Bicicleta, iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Aproveitando esta condecoração e no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade [de 16 a 22 de setembro] e do dia Europeu sem Carro [22 de setembro], Castro Marim junta-se ao movimento europeu de mobilidade sustentável e limita o trânsito automóvel de uma das principais artérias da vila de Castro Marim, a Rua Dr. José Alves Moreira, à circulação de transportes públicos e veículos de emergência. Assim, no dia 22 de setembro, terça-feira, a autarquia de Castro Marim lança à comunidade o repto de aderir a uma mobilidade sustentável.

No mesmo dia, o Município de Castro Marim lança a imagem do projeto integrado de sustentabilidade ambiental, o Triângulo Verde Ciclável, que passa por ligar Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde. A Ciclovia da Lezíria, com uma extensão de 3km que ligam VRSA a Castro Marim, foi inaugurada em fevereiro deste ano e permite também o acesso ao interior da Reserva Natural do Sapal. Está para breve o arranque da construção da próxima infraestrutura ciclável, Castro Marim – Praia Verde, que será também um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR-Algarve e pela AMAL. Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

A Ciclovia da Lezíria foi uma obra enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER. A próxima ciclovia de Castro Marim até à Praia Verde é uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI.

Numa parceria transfronteiriça, a autarquia castromarinense tem em candidatura um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.

Procurando sempre ampliar e promover uma mobilidade mais sustentável, o Município de Castro Marim tem concretizado outras ações e iniciativas, nomeadamente a aquisição de veículos 100% elétricos destinados aos serviços municipais externos e aos transportes sociais e de saúde, a instalação de um Posto de Carregamento Normal (PCN) em Castro Marim, que pode ser gratuitamente utilizado por dois veículos elétricos em simultâneo, e a instalação de mais suportes para estacionar bicicletas por todo o concelho. Para breve está também a instalação de PCN em Altura, junto ao Mercado Municipal.

“Promover saúde, ambiente e mobilidade carbono zero, são objetivos para uma sociedade mais feliz e mais saudável, portanto deve estar nos desígnios de qualquer política autárquica e governamental, que deve, inclusive, apoiar todas essas medidas”, declarou a vice-presidente de Castro Marim, Filomena Sintra.