Ação de Limpeza da ECOVIA do Litoral

26 Março 2017
Horário:
10h00

A Câmara Municipal de Castro Marim organiza uma ação de limpeza na ecovia do litoral, entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo, para a qual apela à participação das associações do Concelho e comunidade local.

As Ecovias do Algarve, constituídas por um conjunto de infraestruturas cicláveis na Região Algarvia, são constituídas por 4 eixos principais, Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior. A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral algarvio numa extensão de cerca de 214 km, desde o Cabo de S. Vicente - Sagres (km zero) - até Vila Real de Santo António (cais do ferry), por caminhos próximos do mar, que atravessam os 12 Concelhos do litoral meridional algarvio.

No Município de Castro Marim está implementado o 11.º segmento, que integra a Ecovia do Litoral, iniciando-se o mesmo na travessia do Ribeiro do Álamo e terminando na Praia do Cabeço, ligando, de ambos os extremos, ao concelho de VRSA, sendo esta ação de sensibilização ambiental organizada localmente pela Câmara Municipal de Castro Marim e com especial enfoque para o troço entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo.

Os principais objetivos desta ação, na qual se pretende envolver voluntários das associações e comunidades locais, são, para além da limpeza propriamente dita das Ecovias, a sensibilização para a problemática do abandono indiscriminado de resíduos, bem como a promoção e valorização das infraestruturas das Ecovias do Algarve, consideradas estratégicas para o desenvolvimento do turismo sustentável da região.

Ponto de encontro: Ecovia, na Avenida 24 de Junho, no cruzamento com a Rua D. Dinis, em Altura (troço que liga a Manta Rota).

*Nesta ação, onde se espera uma forte participação cívica, a autarquia irá efetuar o acompanhamento dos voluntários no que se refere ao transporte dos resíduos recolhidos e aos aspetos logísticos associados.

Para mais informações contacte a Câmara Municipal de Castro Marim através do telefone 281510778 ou do e-mail gam@cm-castromarim.pt.

Se gostas da natureza, junta-te a nós e faz a diferença.

Organização:

Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL),Turismo de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) e Associação de Turismo do Algarve (ATA), com a organização local da Câmara Municipal de Castro Marim