Concurso Nacional de Leitura - Final Regional

18 Abril 2023
Horário:
10h30

A Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher a final regional 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2022/23, que irá juntar cerca de 100 alunos do ensino básico e do secundário. De cada nível de ensino, apuram-se dois vencedores para representar o Algarve na final, em Lisboa.

Os principais objetivos do CNL são a promoção do gosto pela leitura entre os jovens, o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, num encontro que pretende ser uma grande festa do livro e de convívio salutar entre todos os participantes, em torno da leitura.

Com duas provas de seleção (escrita e oral, de palco), a concurso estão as seguintes obras:

1.º Ciclo – “A Menina com os Olhos Ocupados”, André Carilho, Porto Editora;

2.º Ciclo – “Noa”, Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, Oficina do Livro

3.º Ciclo – “Flush, Biografia de um Cão”, Virgínia Woolf, Livros do Brasil

Ensino secundário – “O carteiro de Pablo Neruda”, António Skarmeta, Editorial Teorema

No júri, teremos o privilégio de ter um elenco constituído por consagrados escritores do território - José Carlos Barros, Prémio LeYa 2021, Ana Amorim Dias e Fátima Valentim.

Organização:

Promovido no âmbito do Plano Nacional de Leitura, numa parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares, autarquias locais e RTP.