Conversas Soltas num Palco Improvável

03 Junho 2022
Horário:
18h

O Revelim de St. António, em Castro Marim, recebe o autor José Carlos Barros na apresentação do seu romance vencedor do Prémio LeYa 2021, “As Pessoas Invisíveis”.

Mais do que uma apresentação, pretende-se que este seja um momento livre e informal, de encontro e de conversa, de partilha e de troca de ideias entre os presentes, onde haverá também espaço para os sabores do Baixo Guadiana, numa analogia com a narrativa da obra e das próprias marcas de vida do autor. Um Momento único, de livre acesso, mas que se pretende diferente e intimista.

José Carlos Barros nasceu em Boticas em 1963, mas é hoje nosso vizinho, residente em Cacela. Arquiteto paisagista de formação, foi vice-presidente na Câmara Municipal de Vila Real de St. António e ainda deputado na Assembleia da República (2015-2019). É autor de vários livros de poesia, tendo já conquistado por duas vezes o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, e de dois romances anteriores – “O Prazer e o Tédio” e “Um Amigo para o Inverno”.

Obra de revisitação de um dos eventos mais trágicos e menos conhecidos da nossa História colonial, “As Pessoas Invisíveis” traz-nos o massacre de um grande número de nativos forros, mostrando como o fim legal da escravatura antecedeu, em muitas dezenas de anos, a sua efetiva abolição. A ação do livro começa em 1942, numa aldeia de Trás-os-Montes: é o ponto de partida de uma história que fala do Portugal do Estado Novo. Por um lado, um país com colónias, por outro lado um país rural, pobre e supersticioso.

Organização:

Câmara Municipal de Castro Marim