Convívio do Dia da Espiga

26 Maio 2022
Horário:
15h30

Em estreita colaboração com o Município de Castro Marim, a junta de freguesia convida-o para um convívio na sede do Campesino RFC, a partir das 15h30.

Neste dia celebra-se a consagração da Primavera e, de acordo com a tradição católica, a subida de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a sua ressurreição (Páscoa). É sobre esta tradição popular que se vai falar na tertúlia com Fátima Valentim, procurando reavivar esta tradição e conhecer os usos e costumes vividos no território.

O Dia da Espiga era considerado “o dia mais santo do ano”, em que não se devia trabalhar. As pessoas partiam num passeio matinal pelos campos para colherem espigas e depois faziam um ramo, que incluía também flores silvestres como papoilas ou malmequeres, raminhos de oliveira, de alecrim e de videira.

A iniciativa fecha em festa, com animação musical de Edgar Pereira e Nelson Ramiro.

Organização:

Junta de Freguesia de Castro Marim, com o apoio de Campesino RFC, Clube Junqueira, Leões do Sul e Município de Castro Marim