O Dia da Europa ou da União Europeia e o Dia da Eurocidade do Guadiana vão ser celebrados na sexta-feira, dia 9 de maio, quatro décadas após a assinatura do tratado de adesão de Portugal e Espanha à comunidade.
As celebrações vão decorrer na Casa do Sal, em Castro Marim, a partir das 10h30, com um programa diversificado que pretende comemorar a Declaração Schuman, que deu origem à União Europeia e defende dois princípios fundamentais: a paz e a solidariedade.

Além de um momento musical com interpretação do Hino da Europa, haverá intervenções de diversas entidades, a apresentação do Paseo por el Arte 2026 e o anúncio da candidatura da Eurocidade do Guadiana a Comunidade Europeia do Desporto 2026.
No mesmo dia decorrerá ainda a exposição das bandeiras dos estados-membros da União Europeia, a exposição itinerante “Pintar a Europa” e a iniciativa “As cores da Europa”, dinamizada pelo Europe Direct Algarve e Clube Europeu da Escola Básica 2, 3 de Castro Marim.
A sessão é aberta a todos os interessados e apresentará os pontos de agenda importantes para a Eurocidade do Guadiana, que celebra também o seu aniversário.
A iniciativa contará com a participação de um representante do Banco Europeu de Investimentos, uma entidade importante no financiamento de muitos investimentos.
Para assinalar as datas, o edifício da Câmara Municipal de Castro Marim estará iluminado de azul, num repto lançado pela União Europeia.