A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias

23 Março 2016 a 23 Abril 2016
Horário:
De terça-feira a sábado | 10h-13 e 14h - 18h

A Casa do Sal acolhe, no próximo dia 23 de março, pelas 17h00, a exposição «A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias», patente até ao dia 23 de abril, data em que acontecerá uma Investidura Templária em Castro Marim, pela “Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani”. Com três tipos de documentos governativos, forais, alvarás e a carta régia, esta exposição revela a forma como as decisões da Coroa foram moldando o Algarve ao longo dos séculos.

Os Forais eram documentos reais utilizados em Portugal para estabelecer um concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios. Foram concedidos entre os séculos XII e XVI, sendo determinantes para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes. Castro Marim teve o seu primeiro Foral em 1277, o qual lhe foi entregue por D. Afonso III.

Os Alvarás eram éditos reais, que podem ser interpretados e caraterizados como licenças reais ou decretos régios. Em vários períodos da história de Portugal, os reis ou regentes fizeram uso de Alvarás para governar.

Carta Régia é o nome dado ao documento oficial assinado por um monarca que seguia diretamente para uma autoridade, geralmente contendo determinações gerais e permanentes.

Apesar de se focar nos documentos emanados por diferentes Reis de Portugal, “A Identidade do Algarve” conta uma história que começa no século XIII, com a conquista da região aos mouros, e que só acaba já no século XX, no período republicano, passando por todos os interesses sociais, económicos e políticos que levaram à criação dos atuais 16 concelhos do Algarve.

Desde que foi conquistado pelos cristãos, na segunda metade do século XIII, o Algarve foi tradicionalmente distinguido do restante território nacional, facto também verificável nos documentos em exposição. Refira-se, por exemplo, que os selos postais para o Algarve eram ao custo dos do estrangeiro e não ao do de outras regiões do país.

A inauguração desta exposição na Casa do Sal contará com a presença do Professor Hugo Cavaco, licenciado em História pela Universidade de Coimbra e mestre em História Moderna pela Universidade Clássica de Lisboa, desenvolvendo uma paralela atividade de investigação na área da História Local, daqui resultando várias publicações, muitas sobre Castro Marim, tais como “O Degredo e o Privilégio em Castro Marim” e “Castro Marim Quinhentista”.

“A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias” é uma exposição organizada em parceria pela Câmara Municipal de Castro Marim e Rede de Arquivos do Algarve.

Organização:

Câmara Municipal de Castro Marim e Rede de Arquivos do Algarve

Mais imagens sobre este evento: