O Festival das Amendoeiras está de volta à Alta Mora e com muitas novidades!
A inauguração acontece no dia 3 de fevereiro, pelas 11h00, com a presença de várias entidades oficiais. Destaque também para o espetáculo de Sofia Pimentão "Aí Xico-Xica" e a inauguração da exposição "Passeio Fotográfico da Esperança - Incêndio 2021", da Associação 1/4 Escuro.
ENTRADA: GRATUITO até aos 10 anos; 2€ dos 11 aos 14 anos; 3€ a partir doas 15 anos
Alargado para três dias, esta segunda edição do Festival das Amendoeiras em Flor conta com mais passeios pedestres, ateliers gastronómicos, workshops temáticos, novos espetáculos e dois palcos, um de música e outro de artes performativas.
- Na música: acordeão com "António Manuel e Ernesto Batista" e "Silvino Campos" | música popular com "Raíz Lusa", Grupo Etnográfico "Amendoeiras em Flor" e "Rancho Folclórico do Azinhal" | sons e danças da Cornualha com "Davey&Dyer" | viola campaniça com "O Gajo" | fado beirão com "Bicho Carpinteiro".
- Nas artes performativas: exaltação do folclores português Sofia Pimentão | o "Bando dos Quatro" | a recriação da famosa "Lenda das Amendoeiras em Flor", pela Associação Satori | espetáculo "Vamos Salvar o Dragão", pelo grupo de teatro do CCD de Castro Marim | dança com as "Arutla", do Clube Recreativo Alturense.
- Workshops: de Pão, Cestaria e Plantação de Amendoeiras, foram distribuídos pelos três dias do Festival, sempre no período da tarde. os workshops são GRATUITOS, mas limitados às vagas existentes e com INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA.
- Passeios Pedestres: São quatro passeios pedestres durante todo o evento. Três de pequena rota (entre 5 e 11 km), todos os dias pelas 9h00, e no último dia "a Grande Rota das Amendoeiras em Flor", com 25km de trilho. Os horários, montantes e demais informações estão disponíveis AQUI.
Mas as novidades não se ficam por aqui, também no recinto se puseram mãos à obra, aumentando o espaço do mercado de rua e a 'Aldeia do Artesão', um espaço onde se veem recriados os antigos mesteres, usos e costumes de uma serra enraizada nos valores da terra.
- Torta de Amêndoa Gigante: com 41 metros, pelo Chefe Mário Baltazar e colaboração da EHT de VRSA.
- Animação Infantil: pinturas faciais, jogos tradicionais, animais da quinta e estátuas vivas.
- Programa completo disponível AQUI.
Mais informações: arcdaa.festival.amendoeiras@outlook.com
Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora, com o apoio do Município de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana, Associação In Loco, Associação Artística Satori, Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (ADRIP), do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, da Reefood de VRSA.