Castro Marim homenageia Eugénia Lima


A Escola de Acordeão de Castro Marim vai homenagear Eugénia Lima, uma das maiores acordeonistas de sempre, dia 27 de Novembro, às 16.00 horas, com um espectáculo no auditório da Biblioteca Municipal.

Em palco, para o espectáculo de homenagem à embaixadora do acordeão na Europa e no mundo, vão estar grandes acordeonistas como Catarina Brilha, Francisco Conceição, Leonel Mateus, João Pereira, José Cláudio, Miguel Pereira, Sérgio Conceição e Silvino Campos, cabendo à homenageada Eugénia Lima, encerrar esta tarde mágica de sons e emoções em Castro Marim.

Eugénia Lima nasceu há 85 anos, em Castelo Branco. Com apenas 4 anos de idade, no Teatro Vaz Preto, na sua cidade natal, iniciou uma carreira notável no acordeão, esse instrumento sublime da música portuguesa que os anos e as actuações em Portugal e no mundo consagraram.

Refira-se que Eugénia Lima é diplomada, com o Curso Superior de Acordeão na Categoria de Professora, pelo Conservatório de Paris e o seu nome figura no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.

Do seu invejável palmarés como acordeonista constam vários prémios e distinções dos quais se destacam o Diploma Honorífico em 1984, atribuído pela União Nacional de Acordeonistas de França, a medalha de Mérito Cultural em 1986, no Dia Mundial da Música, atribuída pelo ministro da cultura, o grau de Dama da Ordem Militar de Santiago de Espada em 1980, conferido pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, e o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.

O espectáculo de homenagem a Eugénia Lima é organizado pela Escola de Acordeão de Castro Marim e tem o patrocínio da Câmara Municipal.