Casa do Sal acolhe Exposição de Fotografia de Filipe da Palma

A Casa do Sal, em Castro Marim, recebe, de 8 de maio a 30 de junho, a exposição de fotografia de Filipe da Palma – “Algarve – Desvelando Vívidas Imagens de uma Plasmada Região na Monocultura do Turismo”.

Na exposição de Filipe da Palma vamos encontrar pormenores de platibandas, chaminés, terraços, portas coloridas, janelas simples e exuberantes, imagens da arquitetura popular do Algarve, num resgate da identidade da região. As fotografias irão estar dentro de expositores de vidro, cheios de areia da praia, o que levará os visitantes a “procurá-las”, uma metáfora que pretende despertar o público para a redescoberta do património arquitetónico algarvio, num desvio ao conhecido conceito do Algarve de sol e praia.

A inauguração da exposição está marcada para o dia 8 de maio (sexta-feira), pelas 18h00, e contará com a apresentação do livro “Algarve em 3D”, de Jacinto Palma Dias. Sobre o livro Algarve em 3D, escreve o autor: "Levantamento dos recursos naturais e culturais do Algarve, bem como, da metodologia empregue para os destruir. O Algarve 3D focaliza três dimensões importantes do Algarve: a gastronómica, em que se dá o exemplo da açorda, também comum a todo o sul de Portugal e que é definida como um prato de origem moçárabe”.

Jacinto Palma Dias, natural de Castro Marim, é licenciado em História pela Universidade de Paris VIII, mas é mais conhecido como pioneiro da agricultura biológica no Algarve e produtor de flor de sal.

Filipe da Palma estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte & Comunicação Visual) e trabalha atualmente como fotógrafo na Câmara Municipal de Portimão. O seu trabalho de recolha fotográfica do património no Algarve nos últimos vinte anos é um registo valioso da diversidade e riqueza cultural da região.