Proposta de Plano de Cogestão da Reserva Natural do sapal de CM e VRSA apresentado ontem na Biblioteca Municipal
Decorreu ontem, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, a apresentação da proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António (RNSCMVRSA).
Com a presença e acolhimento pelo vereador do Município de Castro Marim, João Pereira, a sessão contou também com a participação de representantes de outras entidades da Cogestão, nomeadamente do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Associação de Defesa do Património de Mértola e Associação Odiana.
A fase de Consulta Pública da proposta do plano de cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António decorre até ao dia 24 de outubro e poderá consultá-lo AQUI.
A Cogestão da RNSCMVRSA foi constituída em 2021, através de um protocolo entre a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Fundo Ambiental, o, e os municípios de CM e VRSA, para melhor apoiar e suportar, técnica e operacionalmente, esta área protegida. Integram também esta comissão de cogestão a Universidade do Algarve, a Associação de Defesa do Património de Mértola e três associações locais, indicados pelo presidente – Associação Odiana, Cooperativa Terras de Sal e Associação Naval do Guadiana.
O principal objetivo é o de criar, desenvolver e consolidar, para o triénio 2023-2025, um modelo de gestão participativo, colaborativo e articulado, promovendo uma relação de maior proximidade entre estas entidades, a população local e outras entidades públicas e privadas com interesse, em que se consiga compatibilizar a salvaguarda dos valores naturais, culturais e patrimoniais da RNSCMVRSA com dinâmicas participativas, colaborativas e inovadoras que promovam o desenvolvimento económico, social e científico do território e aumentem a visibilidade e atratividade desta, numa perspetiva do desenvolvimento inclusivo e sustentável.