15 de Maio - Dia Internacional da Família

Ação Social
Desenvolvimento
Saúde

Desde há cinco anos a esta parte que o Município de Castro Marim é uma “Autarquia + Familiarmente Responsável”. O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, acompanha reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas. Hoje, que se celebra este Dia da Família, aproveitamos para assinalar as principais iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Castro Marim em benefício da qualidade de vida e do bem-estar das famílias do concelho.

- Férias Ativas da Páscoa e do Verão: um programa lúdico-pedagógico, de caráter gratuito, para todas as crianças e jovens do concelho (dos 6 aos 15 anos), que procura também responder a uma das principais preocupações dos encarregados de educação, que é acompanhar os seus educandos nos períodos de interrupção letiva;

- Cartão Municipal de Idoso, com medidas extensíveis a munícipes com menos de 60 anos, desde que cumpram com os critérios definidos pelo Regulamento Municipal da Ação Social. Esta iniciativa garante anualmente, a mais de 300 munícipes, a redução de 50% no pagamento de taxas e demais tributos dos serviços prestados pela autarquia, a comparticipação de 50% das despesas na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e a comparticipação em 50%, ou até à totalidade, das despesas relativas a consultas e tratamentos dentários, oftalmológicos e auditivos.

- Unidade Móvel de Saúde, com médico e enfermeiro em permanência: num protocolo com a St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, a autarquia castromarinense garante que os cuidados médicos e de enfermagem cheguem às cerca de 100 povoações dispersas e isoladas no interior do concelho, levando cuidados médicos ao domicílio de uma população mais vulnerável e frágil, promovendo um acompanhamento mais assíduo e próximo, com um maior tempo para a avaliação da situação clínica, permitindo integrar o doente na sua realidade habitacional, familiar e social.

- Apoio à Natalidade, que abrange a metade dos nascimentos do concelho e garante a atribuição de 750 euros pelo nascimento do 1º filho, 1250 euros pelo nascimento do 2º filho e 1750 euros pelo nascimento de 3º ou mais filhos.

- Apoios na Educação: aquisição dos cadernos de atividades aos alunos do 1º ciclo, auxílio financeiro para aquisição de material escolar, comparticipação das refeições e prolongamentos, de acordo com o escalão do abono de família, e atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e do ensino superior.

- Apoio financeiro ou realização de obras de conservação ou beneficiação em habitações próprias ou arrendadas, desde que satisfaçam os requisitos do Regulamento Municipal de Ação Social.

- “Castro Marim Consigo”: um serviço de reparações domésticas e de entrega e colaboração domiciliárias que se deparem com dificuldades de locomoção ou sejam portadores de deficiência.

Para mais informações sobre todos os benefícios que a Câmara Municipal de Castro Marim proporciona às famílias, consulte o site do Município em em https://cm-castromarim.pt/site/conteudo/acao-social.