Amândio Norberto, atleta dos “Leões do Sul”, sagrou-se vice-campeão nacional

Desporto

O atleta dos “Leões do Sul”, Amândio Norberto, sagrou-se vice-campeão nacional em triatlo, no passado dia 10 de junho, na 33ª edição daquela que é a mais antiga prova da modalidade realizada em Portugal, na cidade de Peniche, acabando a prova com o tempo de 1h33, 51 na categoria de veteranos (65-69 anos). 

Com partida na Baía de Peniche, o percurso em torno da cidade caracterizou-se pela forte exposição ao vento no segmento de ciclismo. Apresentando-se como uma prova que, apesar de essencialmente plana, mostrou sempre dificuldades em qualquer um dos segmentos.

O Campeonato Nacional de Grupos de Idade, onde Amândio Norberto participou, foi disputado sob o formato sprint, com um total de 750m de natação, 21,5km de ciclismo e 5km de corrida e  foi uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de grupos de idades, contando com a presença de cerca de 500 participantes. 

A prova, a primeira da modalidade no nosso país, arrancou a 15 de agosto de 1984 e é um marco na história do triatlo, que prestigia ainda mais o desempenho do atleta do concelho de Castro Marim, único atleta medalhado da zona do Baixo Guadiana.