Campanha de Esterilização e Captura de Animais

Saúde

No âmbito da sua ação de sensibilização e de defesa da saúde pública, a Câmara Municipal de Castro Marim está a avançar com uma Campanha de Esterilização e Captura de Animais.

A ideia é sensibilizar a população para os cuidados prestados pelo serviço médico veterinário municipal, no que a animais domésticos diz respeito: campanhas anuais de vacinação antirrábica, captura de animais abandonados ou errantes e o seu encaminhamento para o Canil/Gatil Intermunicipal e esterilização de animais abandonados nas situações em que esta intervenção seja considerada como método adequado ao controlo e reprodução de animais abandonados ou errantes. A título de exemplo, recorde-se que a vacinação antirrábica acautela doenças como a raiva e outras zoonoses, que podem ser transmitidas aos homens através dos animais.

A Campanha anual de vacinação antirrábica e Identificação eletrónica, da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e veterinária (DGAV) em colaboração com os Municípios, é habitualmente realizada no Município de Castro Marim nesta altura do ano, entre os meses de maio e junho.

A calendarização e os locais de concentração da campanha são divulgados através do mobiliário urbano de publicidade e informação (MUPI) cujas estruturas estão distribuídas por todo o Concelho e ainda através das juntas de Freguesia, associações e clubes e outros meios de divulgação.

Durante o período da campanha pode ser efetuado o boletim sanitário dos animais, administrar a vacina antirrábica e proceder à identificação eletrónica (colocação de microchip). As taxas para estes serviços são as definidas e atualizadas pela DGAV e têm valor de 1,0 €, 5,0 € e 13,0 € respetivamente.

Apela-se à colaboração dos munícipes na identificação de colónicas de ANIMAIS ABANDONADOS (cães e gatos) e, se possível, a colaboração na sua captura, para encaminhamento dos mesmos para o Canil/Gatil, onde se procederá à sua esterilização. Posteriormente estes animais poderão ser adotados no Canil/Gatil Intermunicipal, já vacinados, esterilizados e com microship.