Castro Marim integra mesa redonda na sessão de apresentação do estudo sobre o impacto das políticas de valorização do interior a nível nacional

Desenvolvimento

A presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, participou na apresentação das conclusões de operacionalidade e eficiência de um estudo sobre o Programa de Valorização do Interior, que decorreu a 14 de novembro em Vila de Rei.

Foi apresentada a implementação do estudo, tal como os seus impactos e conclusões, contando com a participação do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Elsa Cordeiro, do presidente do Município de Vila de Rei, Paulo Luís e da presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Cláudia Joaquim.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão apresentou as recomendações e conclusões deste estudo, que foi desenvolvido no âmbito do Programa de Assistência Técnica – PAT 2030, seguindo-se um debate.

Este Programa de Valorização do Interior integra um conjunto de medidas multissetoriais destinadas a reforçar a coesão territorial e reduzir assimetrias nos territórios do Interior, com muitas delas a contarem com o apoio de fundos europeus.

O debate, em formato de mesa redonda, foi moderado pelo vice-presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Duarte Rodrigues, com intervenções do presidente do Conselho Regional do Centro, Paulo Fernandes, presidente do Conselho Regional do Norte, Nuno Vaz, vice-presidente da área da agricultura e pescas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro, Vasco Estrela e o primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Carlos Nogueiro.

Este encontro terminou com a participação do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.