Castro Marim lança Apoios Educativos para o ano letivo 2021/22

Educação

À semelhança de anos anteriores, o Município de Castro Marim vai oferecer os livros de fichas (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) a todos os alunos do 1º ciclo que frequentem o Agrupamento de Escolas de Castro Marim. No total, serão mais de 250 os alunos abrangidos por esta iniciativa.

Integrada na política de ação social do município, esta medida vem complementar a oferta dos manuais escolares pelo Governo. Amenizando os elevados encargos financeiros que o início do ano escolar representa para os encarregados de educação, a iniciativa vem combater a exclusão social e promover a igualdade de oportunidades no acesso escolar.

A Câmara Municipal de Castro Marim divulgará, posteriormente, o período de entrega dos livros de fichas, advertindo que, uma vez que já está garantido este apoio, não haverá depois lugar a reembolsos para os encarregados de educação que optem por comprá-los.

No âmbito das medidas de ação social escolar do Município de Castro Marim estão também a atribuição de bolsas de estudo (candidaturas de 01 a 30 de setembro) aos alunos de agregados familiares mais desfavorecidos residentes no concelho de Castro Marim, matriculados e inscritos em estabelecimentos do ensino Secundário e Superior, o financiamento de refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º Ciclo, assim como auxílio económico para aquisição de material escolar do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico (para obtenção deste apoio, os encarregados de educação deverão apresentar, no serviço de ação social, documento comprovativo de matrícula e de escalão).

Mais se informa que a partir de 01 de agosto, no serviço de Ação Social, será possível proceder à matrícula na Componente de Apoio à Família para crianças que frequentem o ensino pré-escolar (para obtenção deste apoio, os encarregados de educação deverão apresentar documento comprovativo de matrícula e de escalão). Ainda a partir da mesma data, até 31 de agosto, serão asseguradas refeições para os alunos beneficiários da Ação Social Escolar (escalão A e B).

Centro Escolar de Altura:

• Marcação prévia (véspera) da refeição: 281510747;
  • As refeições serão servidas em regime take away, a partir do Centro Escolar de Altura, das 12h00 às 13h30.

E.B.1 de Castro Marim, Pré-escolar de Castro Marim, E.B.1 de Odeleite e Escola Básica de Castro Marim (2º e 3º Ciclos):

• Marcação prévia (véspera) da refeição: 281510747;
  • As refeições serão servidas em regime take away a partir do Centro Escolar de Castro Marim, das 12h00 às 13h30.

Alunos que residem fora dos aglomerados de Castro Marim e Altura:

• Podem usufruir das refeições em regime takeaway;

No que respeita aos Passes Escolares, o Município de Castro Marim assegura a gratuidade do título a todos os alunos que utilizem os serviços de transporte da EVA Transportes, a partir do 5º ano de escolaridade. Para tal, devem dirigir-se à Biblioteca Municipal de Castro Marim e efetuar a renovação ou emissão do passe. O formulário está disponível em www.cm-castromarim.pt e deverão também apresentar do cartão de cidadão do aluno(a).