Castro Marim no topo dos municípios que mais poupam água no Algarve

Ambiente

Numa época em que a seca e a falta de água continua a agravar-se em toda a região, o Município de Castro Marim, que tem uma grande pressão turística, volta a destacar-se como um dos concelhos algarvios com uma maior taxa de poupança de água.

Segundo os mais recentes dados divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente, o Município de Castro Marim foi um dos nove concelhos da região que conseguiu alcançar a meta estipulada pelo Governo, acima dos -10%.

Castro Marim foi o terceiro concelho do Algarve que mais poupou água, com -13,4% na variação de consumos acumulados em agosto deste ano, comparativamente aos dados do mesmo mês em 2023.

Os dados foram apresentados durante uma reunião da Subcomissão Regional da Seca, que decorreu no edifício da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro, com a presença da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

Este é o resultado da gestão de eficiência hídrica, que nos últimos anos se tornou numa bandeira do Município de Castro Marim, com a aplicação de várias medidas e a aposta na sensibilização da sua comunidade, que vai fazer com que a autarquia não seja penalizada pelo Governo.

O Município de Castro Marim, além de ter continuado com o alargamento das redes de abastecimento de água a população não servida, localizada no interior rural e na serra do concelho, como é o caso recente de Pisa Barro, levou a cabo um enorme investimento para combater a seca.

Através de obra física, da informatização e da dedicação pessoal de vários elementos-chave da estrutura do Município, foram instalados centenas de contadores com telemetria, que assim conseguem antecipar mais facilmente as ruturas e os consumos excessivos, além da deteção precoce de ruturas.

Foram ainda instalados contadores e feita a telegestão na maioria das áreas ajardinadas do espaço público, além do início dos procedimentos de construção e instalação de Zonas de Medição de Caudal (ZMC’s) em várias secções e nos principais pontos de abastecimento, que contribuem para uma intervenção mais rápida em ruturas não visíveis à superfície.

Atualmente os jardins públicos encontram-se sem rega há vários meses e tem sido feito um controlo apertado aos elevados consumos de água no setor privado e no público, ao mesmo tempo que decorre uma campanha e uma ação de sensibilização direcionada aos grandes consumidores, aos consumidores com maiores acréscimos relativamente ao período homólogo e à comunidade em geral.

A reutilização da água tem sido outra das fortes apostas do Município, que teve os primeiros contratos da região com os campos de golfe de Castro Marim, para que os mesmos sejam regados com água tratada da ETAR, prevendo-se ainda compromissos futuros com os empreendimentos turísticos de Almada D’Ouro, Corte Velho e Verdelago.

O Município de Castro Marim considera que “Cada Gota Conta” e pretende manter estes níveis de poupança de água, além de continuar a colaborar para que a água seja aproveitada até à última gota e que não seja debitada ao rio Guadiana.