Como evitar AVC encheu auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim

Saúde

Como evitar o AVC e como agir, caso ele se instale, foi o principal tema da palestra que decorreu ontem à tarde na Biblioteca Municipal de Castro Marim e que contou com grande assistência.

Com a intervenção da coordenadora da Unidade de AVC do Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), Dra. Ana Paula Fidalgo, e restante equipa, o auditório teve oportunidade de aprender mais sobre esta enfermidade, nomeadamente sobre tratamento e prevenção.

O Serviço de Nefrologia do CHUA, dirigido pela Dra. Ana Paula Silva, também se fez representar pelo Dr. José Soares e pelo Enf. Nuno Santos, que abordaram essencialmente a prevenção da doença, para que se possam ter rins mais saudáveis, mas também algumas terapêuticas medicamentosas.     

Finalmente, o professor e técnico de desporto Otelo Barão, falou sobre os enormes benefícios da prática de exercício físico, como forma de prevenção e de melhoria substancial da qualidade de vida.

O médico e presidente do Município de Castro Marim agradeceu a todos os palestrantes, ressalvando que os objetivos da sessão foram cumpridos – sensibilizar as pessoas para esta problemática, que é a principal causa de morte e incapacidade. “O que um autarca quer é promover mais anos de vida e com maior qualidade de vida, a melhor possível, aos seus munícipes e contribuir para que sejam mais felizes”, finalizou.  

Esta foi uma sessão organizada para assinalar o Mês do Coração, contando ainda com a moderação do diretor da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, Dr. Jorge Martins, no âmbito do Programa Municipal de Combate à Obesidade, uma parceria realizada com a entidade que representa [ABESFA (Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal)]. 

Mais imagens sobre esta notícia: