COVID-19 | Mensagem do Presidente da Câmara Municipal | 31 de março

MEUS AMIGOS, ontem surgiram os 2 primeiros casos de Covid-19 confirmados no concelho de Castro Marim. Surgiu alguma apreensão e inquietude que pretendo tranquilizar. Estes casos não aumentaram o risco de contágio, mas ainda assim não podemos facilitar. Há um grupo de trabalho que está em contacto telefónico com o casal para lhe garantir que não tem que sair de casa. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tornar menos penosa esta situação.

As medidas que têm vindo a ser tomadas são todas anunciadas no site e na página do Município de Castro Marim. Estamos em perfeita e permanente articulação com a autoridade de saúde local, com as forças de proteção civil, com as forças de segurança e com os outros municípios algarvios.

Como médico, tenho consciência que estamos a lidar com a imprevisibilidade de um vírus, embora saiba que 80% dos casos cursam de um modo ligeiro e benigno e daí a importância de nos preocuparmos mais com os restantes 20% que afetarão sobremaneira os mais idosos e aqueles com morbilidades acrescidas.

O controlo e o isolamento das situações covid-19 positivas é uma preocupação permanente de todos nós. Tudo farei, tudo faremos para que esta fase difícil seja ultrapassada com o menor dano possível.

Um agradecimento aos funcionários da câmara, às forças de segurança, aos bombeiros, aos socorristas da cruz vermelha, aos funcionários nos lares e UCC, aos voluntários e a todos em geral pelo empenho e pela determinação para que esta fase seja passada rapidamente e surjam melhores dias, dias de esperança.

Não podia deixar passar esta oportunidade para reconhecer e agradecer aos meus colegas médicos, enfermeiros e técnicos e não técnicos hospitalares, que estão na linha da frente e com coragem e determinação lutam diariamente, arriscando a própria vida e de seus familiares, contra esse vírus que tanto nos importuna.

Com a colaboração e solidariedade de todos vamos conseguir vencer. Estamos todos no mesmo barco e vamos levá-lo a bom porto. Vamos conseguir!

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim,
Francisco Amaral