“À Descoberta das Fortalezas da Raia” na Igreja do Castelo de Castro Marim

Entre 18 de julho e 8 de agosto, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Odiana promovem a exposição “À Descoberta das Fortalezas da Raia”, do artista plástico e pintor José Alberto Gomes Pereira, na Igreja do Castelo da vila, que estará patente ao público, de segunda a domingo, das 09 às 19 horas.

Tal como no século XVI, nesta exposição o visitante é convidado a observar 11 quadros que retratam as primeiras fortalezas implantadas no país, de Castro Marim a Mourão, passando por Moura, recriando a viagem épica de Duarte d’Armas, considerado pintor por Damião de Góis, como é descrito nas Crónicas de El-Rei de Portugal D. Manuel I.

“À Descoberta das Fortalezas da Raia” é da autoria do artista plástico José Alberto Gomes Pereira, conhecido pela singularidade da sua pintura, revelando-se com o seu traço a nanquim, tendo sido premiado logo na sua primeira exposição coletiva com a obra “Balada de Breu”, inspirada nas Baladas de Zeca Afonso.

É também o autor da exposição “Um Olhar sobre Fernando Pessoa”, produzida no âmbito da comemoração dos 120 anos do nascimento do Poeta, da obra “The Clock of The Long Now” a pedido da fundação norte-americana “Long Now Foundation” e de muitas outras obras presentes em coleções particulares em Portugal, França, Suíça, Moçambique, Africa do Sul, Brasil ou Estados Unidos da América.

A presente exposição tem como finalidade contribuir para o reforço da oferta cultural do território do Baixo Guadiana e, ao mesmo tempo, promover e divulgar o património histórico edificado desta sub-região.

Esta iniciativa insere-se no projeto GUADITER – Itinerários do Baixo Guadiana, uma iniciativa de cooperação entre Algarve, Alentejo e Andaluzia do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, cofinanciado a 75% pelo FEDER.