"Eurocidade do Guadiana" nasce em Castro Marim

Numa cerimónia que decorreu no Revelim de Santo António, dia 9 de Maio, o Município de Castro Marim assinou o protocolo de adesão à "Eurocidade do Guadiana" com o Ayuntamiento de Ayamonte e o Município de Vila Real de Santo António.

O Protocolo de Cooperação foi formalizado entre o Alcaide do Ayuntamento de Ayamonte, D. António Javier Castillo, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. José Fernandes Estevens e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Engº Luís Gomes.

Trata-se de um projeto Transfronteiriço, entre os três municípios, que tem por finalidade o desenvolvimento e a harmonização de um modelo de cooperação de modo a contribruir para a sustentabilidade ambiental, coesão económica e social, centrado na estratégia europeia da Eurocidade.

A criação da primeira Eurocidade entre as regiões do Algarve, do Alentejo e da Andaluzia realizou-se, em Janeiro de 2013, com Ayamonte e Vila Real de Santo António. A Eurocidade surgiu no âmbito do Plano de Atividades, apresentado pelo Presidente da CCDR-Algarve, durante a II Reunião do Conselho da Eurorregião, quando assumiu a presidência da Euro-AAA, a 28 de Setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

O alargamento territorial da Eurocidade ao concelho de Castro Marim é um passo decisivo no reforço de cooperação e intercâmbio entre os três municípios, tendo como fio condutor o Guadiana “o grande rio do Sul” e um território de 500 Km, que vai unir vontades e projetos nos domínios: cultural, empresarial e patrimonial, a bem da cidadania e do desenvolvimento económico e turístico destas terras.

A assinatura do protocolo de adesão do Município de Castro Marim à "Eurocidade do Guadiana" foi presidida pelo Presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia e Presidente da Comissão de Coordenação e desenvolvimento do Algarve, Engº David Santos, e contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro e do Representante do Governo Regional da Junta de Andaluzia, em Huelva, D. José Fiscal.