Férias Activas no concelho de Castro Marim – 2011

Com o objectivo de garantir a ocupação saudável das crianças do concelho durante a interrupção lectiva de Verão e, ao mesmo tempo, apostar no seu desenvolvimento cultural, social e pessoal, prevenindo situações de abandono escolar, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza, até 07 de Setembro, a 3ª edição das “Férias Activas”.

Esta grande operação, que teve inicio no final do mês de Junho e na qual participam 230 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, realiza-se em cenários tão distintos como a Quinta do Vale no Monte Francisco, a Biblioteca Municipal, a Companhia das Culturas em São Bartolomeu do Sul, o Centro de Ciência Viva em Tavira, o Pavilhão Municipal, a Marina de Vila Real de Santo António, a Piscina Municipal ou a Casa da Música em Castro Marim.

Ao longo de mais de dois meses, crianças e jovens participam num vasto e diversificado leque de actividades desportivas e culturais que os levarão, por certo, a conhecer ainda melhor o seu concelho, desde os saberes tradicionais ao seu riquíssimo património histórico e natural, passando pelo projecto educativo “Champimóvel – O Futuro da Ciência”.

Na Biblioteca Municipal participam em acções de promoção da leitura, na estante dos livros activos, no bingo de leitura e no jornal de parede. Ateliês de trabalhos manuais, sessões de cinema e Quilling são outras das actividades com as quais se pretende desenvolver a criatividade e as capacidades cognitivas das crianças e dos jovens participantes.

Em São Bartolomeu do Sul, na Companhia das Culturas, os alunos tomam o pulso ao mundo rural, através do desenvolvimento de actividades agrícolas no ecossistema do barrocal, da manutenção da horta, da produção de pão, de esculturas doces e objectos do imaginário, de artes e ofícios e, ainda, passeios a cavalo.Neste âmbito, haverá lugar à educação pela arte com um artista plástico convidado para a operação “Férias Activas”. Na Piscina Municipal desenvolvem aulas de natação e realizam jogos de água. Já na Marina de Vila Real Santo António, com a colaboração da Associação Naval do Guadiana, os participantes das “Férias Activas” vão descobrir os desportos náuticos.

Na Escola da Banda Musical Castromarinense, na Casa da Música em Castro Marim, despertam para a música com aquisição de conhecimentos acerca dos vários instrumentos musicais.Atendendo ao potencial turístico que o concelho encerra, os participantes vão aprender as técnicas de jogar golfe, no empreendimento turístico Quinta do Vale.

Na 3ª edição das “Férias Activas”, os seus participantes terão, ainda, à disposição um programa de animação na praia de Alagoa/Altura com momentos cheios de amizade e diversão.

Para a Câmara Municipal de Castro Marim, o programa “Férias Activas”, além de constituir um contributo importante para os pais e encarregados de educação que, durante este período, não possuem forma de assegurar a ocupação dos tempos livres dos seus educandos, é, também um modo de prevenir junto das crianças e jovens comportamentos de risco e isolamento.