Férias Ativas vão voltar a animar o Verão em Castro Marim

Desporto

Estão de regresso as Férias Ativas de Verão, no seu registo habitual, depois do formato diferenciado em que foram desenvolvidas em contexto pandémico. Com arranque marcado para dia 4 de julho, e destinadas às crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, as Férias Ativas de Verão trazem muitas novidades, com uma maior dinâmica de visitas de estudo e com atividades especificamente planeadas para a faixa etária juvenil.

Procurando promover uma atitude empreendedora e enraizada no património do concelho, as férias ativas de Castro Marim privilegiam temáticas direcionadas para a cultura local e para os recursos naturais do território. Por outro lado, valorizam-se temas relacionados com o ambiente e a alimentação, que se consideram áreas de intervenção e atuação no âmbito das problemáticas contemporâneas.

As artes e o desporto são outro dos pilares das Férias Ativas de Verão’22, com destaque para a música, artes gráficas, dança, golfe, canoagem, vela, defesa pessoal e judo. Estas são atividades sempre articuladas com associações, iniciativas ou empreendimentos do território, como a Estação das Artes, o Clube de Artes Marciais de Altura, o Judo Clube Odiana do Sul, o Castro Marim Golfe ou o Quinta do Vale Golf.

As Férias Ativas deste Verão vão também ajustar-se às crianças e jovens com necessidades educativas especiais, através da parceria com a “Ser Igual - Associação de Serviços Especiais de Reabilitação e Igualdade”.

O Município de Castro Marim investe cerca de 130.000 euros na organização desta iniciativa, esforçando-se continuamente por apresentar atividades diferenciadoras, úteis e salutares para as crianças e jovens e, simultaneamente, respondendo a um problema que se coloca aos encarregados de educação a cada interrupção letiva, constituindo assim um apoio fundamental numa altura do ano em que escasseiam as ofertas não formais. A cada ano, são selecionados e formados monitores, é implementada uma rede de transportes e são garantidas a refeições, de forma a permitir a fruição de um programa de férias entusiasmante e gerador de confiança aos pais.

As visitas de estudo programadas estão enquadradas no projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Sublinhe-se que o programa será interrompido entre os dias 24 e 28 de agosto, pela realização do evento “Dias Medievais em Castro Marim”.

Para mais informações, poderá contactar o número 927 246 258 ou 281 510 740.