Freguesia de Azinhal com Brasão

No passado dia 06 de Janeiro, na aldeia de Azinhal, teve lugar a apresentação pública dos símbolos heráldicos da freguesia: brasão e bandeira.
Cerimónia na qual participaram entidades oficiais e largas centenas de pessoas da comunidade local, que ao som do hino nacional executado pela Banda Musical Castromarinense viram pela primeira vez hastear a bandeira da freguesia de Azinhal.
António Baltazar, Presidente da Junta de Freguesia, considerou um marco histórico para o Azinhal a apresentação pública do brasão e da bandeira desta autarquia do concelho de Castro Marim...

Prosseguiu, enaltecendo todos aqueles que se empenharam para que a freguesia pudesse ter os seus símbolos distintivos, pondo fim a uma lacuna que existia e que em nada contribuía para a afirmação da terra.
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, José Estevens, congratulou-se com a apresentação pública do brasão da freguesia, afirmando que o mesmo irá contribuir fortemente para o reforço da identidade e da coesão social do Azinhal. Referiu ainda o facto que, das quatro freguesias que constituem o território do município, esta era a única que não dispunha dos seus símbolos heráldicos.
Aos presentes na cerimónia, transmitia uma mensagem de esperança no futuro daquela terra, para isso salientou o forte investimento efectuado pela autarquia na criação de infra-estruturas com vista à melhoria da vida das populações, isto sem esquecer a acção importante dos promotores turísticos no desenvolvimento de projectos de grande qualidade.

Nota explicativa do Brasão e Bandeira

A Freguesia de Azinhal assumiu como símbolos heráldicos:

Brasão:
- Crescente (representa a antiguidade do povoamento de Azinhal, nomeadamente a ocupação moura do território);
- Azinheiras (representam o topónimo principal desta freguesia, “Azinhal”, bem como a sua beleza natural);
- Burelas (representam a ribeira do Beliche que atravessa esta freguesia e desagua no Rio Guadiana).

Bandeira: Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro