"a Guitarra Portuguesa" dá ritmo à Casa do Sal em Castro Marim

Foi o­ntem inaugurada a exposição “a Guitarra Portuguesa” na Casa do Sal. Patente até meados de Setembro, “a Guitarra Portuguesa” apresenta aos visitantes as origens deste do instrumento, também consagrador do Fado como Património Imaterial da Humanidade e tão intrinsecamente ligado à nossa história.

Com a presença de José Paulo Costa, o proprietário do espólio em exposição, do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim e de José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, o­nde esta mostra esteve pela primeira vez no Algarve, a inauguração foi pautada pelos momentos musicais do “Fado com História”, projeto recente e sediado em Tavira, um espetáculo com guitarra portuguesa, viola e voz, que percorre os mais representativos fados, escolhidos do vasto repertório português, e do projeto “Amar Guitarra”, com João Cuña e Luís Fialho, num deslumbrante diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais.

Várias formas, modelos e tendências da guitarra portuguesa, fabricada pelos principais construtores, desde o século XIX até à atualidade, são o que o visitante poderá encontrar nesta exposição, numa genuína homenagem à especificidade deste instrumento, que se evidencia na tão característica sonoridade, trazida pelas doze cordas que possui.

Esta exposição é promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com o Museu de Portimão (Câmara Municipal de Portimão), responsável pela investigação, produção e grafismo da mostra, e a colaboração imprescindível do Museu do Fado e da Empresa Municipal de Lisboa – EGEAC – Cultura em Lisboa.

Durante o mês e meio que estará patente ao público, vários músicos e fadistas por ali passarão, desde os músicos que integram o espetáculo de dia 8 de Agosto – “La Herencia de Paco de Lucia”, à Cuca Roseta, que atuará no dia 15 de Agosto, no parque adjacente à Casa do Sal, por ocasião das Festas da Nossa Senhora dos Mártires e Feira de Artesanato de Castro Marim.

*Casa do Sal |Horário: De terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.