IFRRU 2020 – Dá para financiar um imóvel, mesmo com hipoteca?

Desenvolvimento

Será que dá para se candidatar ao IFRRU 2020 para reabilitação de um imóvel que esteja hipotecado? Dá para financiar, mesmo com hipoteca? Como funciona a garantia de financiamento no Banco Santander, por exemplo?

A resposta às duas primeiras perguntas pode ser sim e pode ser não, dependendo do imóvel que pretende dar como garantia durante o processo de candidatura.

De acordo com a informação prestada pelo Banco Santander, a garantia de um financiamento ao abrigo do IFRRU 2020, deve consistir preferencialmente em hipoteca de 1º grau sobre imóvel objeto de reabilitação, e assim, não sendo possível, caso sobre o mesmo já exista uma hipoteca, inviabilizando a constituição de garantia nas condições referidas, não inviabiliza contudo e em consequência disso de imediato a análise do financiamento na medida em que, a entidade que solicita o financiamento poderá apresentar outro imóvel desonerado ou outra garantia passível de ser aceite pelo Banco, como por exemplo o penhor de uma aplicação financeira.

Na prática, quer isto dizer que, um imóvel que esteja hipotecado, e que já foi dado como garantia, não pode ser usado uma segunda vez.

Para mais esclarecimentos, não deixe de consultar o Portal da Habitação e os Bancos selecionados para concessão destes empréstimos, nomeadamente Santander Totta, Banco BPI, Millenium BCP.