INATEL promove Turismo Sénior em Castro Marim


Com o objetivo de incentivar os cidadãos com 60 ou mais anos de idade à prática do turismo, a Fundação Inatel está a desenvolver o Programa Governamental «Turismo Sénior 2011/2012», de outubro deste ano a abril de 2012.

O programa visa obter um grande alcance social, dando a possibilidade às pessoas com baixos rendimentos de usufruírem de um período de férias sociais e de um convívio em regime de pensão completa e, ao mesmo tempo, promover e desenvolver o turismo e as economias das várias regiões do país.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu uma pareceria com a Fundação INATEL, que prevê a visita de centenas de pessoas, nos períodos de época média e baixa, ao património histórico edificado da vila, bem como à “Casa de Odeleite”.

É de salientar o êxito registado nas primeiras visitas realizadas a Castro Marim, por parte dos participantes da Fundação INATEL, ao abrigo do programa Turístico-Cultural.

Assim, a Autarquia com a colaboração da Empresa Municipal – NovBaesuris, está a proporcionar aos visitantes da “Rota dos Musicais”, visitas guiadas aos patrimónios de Castro Marim: histórico, natural e dos saberes tradicionais.

Até abril de 2012, os participantes do «Turismo Sénior 2011/2012», terão também asseguradas deslocações ao Centro de Interpretação do Território, no Revelim de Santo António, com provas gastronómicas que incluem o queijo de cabra, o pão caseiro de Odeleite, o mel de rosmaninho e a doçaria regional, destacando-se aqui o bolo das três delícias da Pastelaria a Prova do Azinhal, que tem na sua composição, a amêndoa, a alfarroba, o figo e a flor de sal.

A Câmara Municipal entende que esta parceria com a Fundação INATEL é bastante frutuosa, na medida em que permite a divulgação da nossa riqueza patrimonial e natural, sendo, também, uma alavanca para a dinamização do tecido económico do concelho, criando boas oportunidades de negócio ao nível da gastronomia e dos saberes tradicionais locais.