Inaugurada Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências

Desenvolvimento
Saúde

A passada sexta-feira, dia 24 de março, foi um dia feliz para Castro Marim, com a inauguração de um projeto relevante na área da saúde e do apoio social. Foi inaugurada a Estrutura Residencial e Centro de Dia "José Cabrita" Alzheimer e Outras Demências, da St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados. Simultaneamente, o centro de dia terá capacidade para 20 pessoas.

Sendo a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do País, a estrutura de 5 milhões de euros foi financiada em cerca de 83% do valor elegível. Incluída no Plano de Ação da ARU e do PARU, foi financiada pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.557.766,69 euros, somados ao milhão de euros de apoio do Município de Castro Marim. O restante montante foi assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

Mais imagens sobre esta notícia: