“Nem + 1 Cigarro” reuniu ex-fumadores de Castro Marim

Ontem, naquele que foi o Dia Mundial sem Tabaco, cerca de 70 recentes ex-fumadores juntaram-se num convívio à luz do mote “Nem + 1 Cigarro”, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim.

Esta ação foi realizada no âmbito da campanha promovida este ano pela autarquia castromarinense, em prol de uma vida sem tabaco. Depois do almoço o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, mentor da iniciativa, entregou diplomas de mérito a todos os ex-fumadores, um gesto que assinala e valoriza “a decisão inteligente de deixar de fumar”, tentando conservar permanente a motivação de todos os envolvidos no processo da desabituação tabágica, o doente, a família e o ciclo de amigos. No mesmo contexto, foi apresentada a escultura do artista plástico Carlos Correia, um cigarro apagado, assinado por todos os ex-fumadores, que ficará agora à entrada da Câmara Municipal de Castro Marim.

“A adesão dos munícipes a este repto de uma vida sem fumo superou as nossas expetativas, a taxa de sucesso é superior a 90%”, declarou o médico e autarca Francisco Amaral, que tem conduzido e acompanhado pessoalmente cada um destes “vencedores”. Também alertou para a eventualidade de recaídas, chamando a atenção para situações de muita alegria e muita tristeza, mas sublinhando que a vontade de cada um é determinante.

Por uma vida mais saudável, numa luta contra um dos principais responsáveis pelo aparecimento do cancro, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolveu já várias ações, com destaque para a campanha “Fumar fica-te a matar” e algumas palestras e conferências sobre os malefícios do tabagismo.