Novo Diagnóstico Social e plano para os próximos anos prevê alargamento de rede de equipamentos de creche, lares e reforço de áreas de intervenção como a habitação

Ação Social

O Conselho Local de Ação Social de Castro Marim reuniu em plenário para a aprovação do Diagnóstico Social, do Plano de Desenvolvimento Social 2025/2028 e o Plano de Ação 2025/2026.

O Diagnóstico Social é um instrumento dinâmico que permite a compreensão da realidade social e identifica as necessidades e problemas prioritários, bem como os recursos e potencialidades locais, tendo sido um trabalho largamente participado quer por inquéritos, reuniões sectoriais e alargadas, com o cruzar de muitos dados diversos desde a área da saúde, educação e social.

O Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento estruturante, elaborado em consonância com o Diagnóstico Social, onde se definem objetivos e estratégias, capazes de responder às necessidades e problemáticas identificadas.

O Plano de Ação é elaborado a partir da relação entre os objetivos, os meios e a estratégia de implementação da Rede Social em cada concelho e que seja elaborado por todos os parceiros, com responsabilidade na sua execução.

Estes instrumentos estratégicos de intervenção social foram elaborados no âmbito do programa “Radar Social”, constituído por uma equipa técnica multidisciplinar das áreas de Psicologia e Educação Social que iniciaram funções no ano passado.

O programa “Radar Social” consiste no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.

Através desta medida será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.

Ainda em plenário foi apresentado o Plano de Ação do CLDS 5G “Castro Marim CUIDA”, tendo a Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal como entidade coordenadora.

O objetivo principal do projeto é a melhoria da qualidade de vida dos residentes do concelho de Castro Marim, através da promoção e desenvolvimento social da população mais vulnerável, promoção do envelhecimento ativo e longevidade.

Mais imagens sobre esta notícia: