O Sal, o sol e o sul e um fim de tarde diferente na Salina Félix

Patrimónios

A sul e ao sol do final da tarde de ontem, os participantes da primeira ação da iniciativa “Fim de Tarde ao Sal” puderam recolher o seu próprio sal, numa experiência que pretende valorizar a profissão do salineiro e assim promover os produtos do sal e da flor de sal.

Na Salina Félix, em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, os novos salineiros aprenderam sobre todo o processo de salinicultura artesanal, conhecendo os pequenos talhos e recolhendo o sal manualmente, com as técnicas ancestrais que os salineiros já experientes lhes ensinaram. Para casa levaram uma enriquecedora experiência, 1 saco do “melhor sal do mundo” e ainda 2 embalagens de flor de sal, que os próprios recolheram do esteiro.

O Sal marinho tradicional de Castro Marim resulta da conjugação do trabalho do salineiro com a ação das marés, do sol e dos ventos, e não é sujeito a nenhum tipo de tratamento posterior, apresentando-se naturalmente branco e brilhante. A flor de sal também foi observada, apesar das condições atmosféricas não terem permitido a recolha. Também a flor de sal não sofre qualquer tipo de processamento, seca ao sol e é depois embalada, mantendo o sabor e a humidade do mar.

Esta iniciativa está integrada numa estratégia de valorização e promoção do salineiro e, por consequência, do sal, que é um dos ex-libris de Castro Marim. Proporcionando este contacto de proximidade e familiarização, espera incrementar-se e impulsionar-se a comercialização de produtos locais na cadeia turística. Há cerca de 2 meses Castro Marim conseguiu também ver legalmente protegida a denominação “Sal e Flor de Sal de Castro Marim” (DOP – Denominação de Origem Protegida).

O “Fim de Tarde ao Sal” é uma ação organizada pelo Município de Castro Marim e Associação Odiana, integrada no programa Bandeira Azul 2020 e enquadrada na da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.