Parcerias que nos orgulham - “A Insulina sai à Rua”

Saúde

No âmbito da recente celebração do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro,  Município de Castro Marim aproveita para assinalar que é orgulhosamente parceiro do projeto “A Insulina sai à Rua”, uma iniciativa do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Associação para o Estudo da Diabete Mellitus e de Apoio ao Diabético do Algarve.

Este é o ano em que a insulina faz 100 anos, uma hormona que permite regular os níveis de açúcar no sangue e que veio revolucionar a medicina e, felizmente, a vida de tantos doentes. Sabemos que a alimentação saudável e o exercício físico regular são fundamentais no tratamento da diabetes, mas não são suficientes. No caso da diabetes do tipo 1, a insulina não é produzida pelo corpo e manifesta-se maioritariamente em crianças e jovens. No mundo existem mais de 1.000.000 de crianças e jovens diabéticos e se não existisse o tratamento com insulina, eles não existiriam. No caso da diabetes tipo 2, manifesta-se mais em adultos, destacando-se as pessoas idosas. A insulina é produzida, mas não é eficaz na diminuição do açúcar no sangue. Assim, na maioria dos casos, a insulina não é vital, mas pode ser importante para melhorar a qualidade de vida e retardar as complicações relacionadas com a diabetes (olhos, rins, coração, pés).

É no sentido de divulgar conhecimento sobre a doença e sobre o tratamento que “A Insulina sai à Rua”. A ideia é promover iniciativas e ações, envolvendo várias entidades públicas e privadas e associações, que, em conjunto, celebrarão pela região este importante marco. Realizar-se-ão nos finais de 2021 e início de 2022, durante os meses de novembro (quando se celebra o dia mundial da diabetes), de dezembro (quando a descoberta da insulina foi anunciada ao mundo) e de janeiro (quando foi considerado o primeiro doente tratado com insulina com sucesso).

Para saber mais sobre este projeto - http://chua-insulinasaiarua.pt/