“Partilha de Saberes”, um projeto de afetos que marca pela presença

Saúde

O projeto nasceu há um ano e desde então tem marcado a diferença na vida dos idosos do Lar e Centro de Dia da St. Casa da Misericórdia de Castro Marim. O “Partilha de Saberes” é uma iniciativa do Município de Castro Marim e nasceu com o objetivo de combater a solidão pelo afeto.

O isolamento e a exclusão socio cultural acabam por estar inerentes à institucionalização dos idosos e os sentimentos de solidão e esquecimento insurgem-se. Dinamizado pela educadora Fátima Valentim, este projeto pretende essencialmente desenvolver atividades que valorizem o “património” pessoal dos seniores, promovendo momentos culturais que favoreçam o seu “saber-fazer” e também momentos de diálogo para partilhar as suas histórias de vida.

O “Partilha de Saberes” é orientado para as áreas de interesse dos utentes e, além da celebração das datas emblemáticas, proporciona aulas de Expressão Físico Motora e a Celebração de Missas mensais, respondendo a uma vontade dos idosos institucionalizados, que se viam privados da manifestação e vivência da sua fé. 

Mais imagens sobre esta notícia: