Pólo Incubador de Empresas nasce em Castro Marim

Tendo em vista incrementar o tecido económico local e potenciar o aparecimento de novas empresas no território do Baixo Guadiana, a Câmara Municipal tem em construção o Pólo Incubador de Empresas, na vila de Castro Marim.

Trata-se de um investimento de quatrocentos mil euros, que prevê a construção de um edifício multifuncional com dois pisos, distribuídos por uma área de 324 m2, cujo prazo de execução é de 12 meses.

Os materiais utilizados na construção são característicos da região, bem como a cobertura, que respeita as técnicas milenares da arquitetura vernacular do Gharb-al-Andalus.

O Pólo Incubador de Empresas de Castro Marim, que está a ser construído no centro histórico da vila, destina-se a apoiar a constituição de empresas que pretendam iniciar ou dar continuidade a uma atividade profissional, tendo como finalidade incentivar a iniciativa privada, em especial por parte dos jovens, proporcionando-lhes as condições favoráveis para um crescimento sustentado e com maiores probabilidades de sucesso no início de atividade.

A existência deste Pólo, dotado de autonomia funcional e orgânica, tem no seu horizonte de intervenção a promoção e consolidação de novas empresas, com projetos viáveis do ponto de vista técnico, económico e financeiro e geradoras de desenvolvimento nas áreas social, económica e tecnológica na sub-região do Baixo Guadiana.

É ainda de salientar que esta infraestrutura de acompanhamento e desenvolvimento das atividades empresariais vai instalar os serviços da Empresa Municipal – NovBaesuris.

Trata-se de uma obra cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, Projeto PIDETRANS.