Programa “Jovens pelo Ambiente” encerra edição de sucesso com convívio e partilha de opiniões e sugestões

Ambiente

A edição deste ano do programa “Jovens pelo Ambiente” encerrou na quinta-feira, dia 29 de agosto, com um almoço e convívio, no restaurante “Sapal”, em Castro Marim, onde foram recordadas as atividades e os melhores momentos.

Desde o início do mês de julho que vários jovens do concelho de Castro Marim, entre os 16 e os 21 anos, participam neste programa, este ano com novos desafios e dividido em dois períodos.

O grupo de jovens participou na intervenção e limpeza de espaços públicos no concelho, organizou ações de promoção e sensibilização ambiental, recolheram sal e flor de sal, visitaram um aterro, aplicaram cal, distribuíram baldes de recolha de biorresíduos e visitaram a Reserva Natural do Sapal.

Este programa pretende que os participantes selecionados, que obtêm uma bolsa e certificado, trabalhem no sentido crítico e sejam ativos na valorização do espaço público e preservação ambiental, sendo ao mesmo tempo agentes de sensibilização.

“É um projeto criado por jovens, para os jovens. Acreditamos que este projeto tem várias dimensões tais como a educacional, ambiental e social, contribuindo para a valorização dois trabalhadores do setor dos resíduos, e pelo exemplo, sensibilizar a comunidade e outros jovens”, refere a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.