S. Martinho juntou centenas de pessoas em Odeleite

O mote foi o S. Martinho, com o acréscimo das castanhas, mais a jeropiga, e o repto funcionou. O dia das castanhas assadas aconteceu mais cedo na freguesia de Odeleite com dois eventos focados no desporto, lazer e um objetivo comum: convívio e celebração.

No Sábado, dia 9 de Novembro, iniciou-se a celebração do Magusto em Odeleite com organização da Junta de Freguesia local. Foram 150 pessoas, mais de 100 kg de castanhas, muitos litros de vinho e jeropiga, convívio, música e animação com o Grupo «+ 2».

A festa continuou no Domingo, também em Odeleite, mas na localidade de Alta Mora com o selo da Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA). Tratou-se da X edição do Convívio de S. Martinho/Passeio Pedestre e BTT.

O programa iniciou-se logo pela manhã com a realização de um passeio pedestre de cerca de 8km, que contou com mais de 200 pessoas, e em simultâneo um passeio de BTT, pelos trilhos da Cumeada de Alta, com descida à Ribeira do Beliche e passagem por povoações locais que juntou cerca de 50 cicloturistas. Depois do almoço, à tarde, o tradicional Magusto. Em torno das castanhas assadas, do vinho e da jeropiga juntaram-se 400 pessoas num convívio que contou com uma amostra de produtos locais (pão, doces tradicionais, mel, frutos secos, etc.) e baile pela tarde fora. A adesão nos magustos tem sido crescente com portugueses, mas sobretudo com espanhóis e holandeses.

A salientar o caracter transfronteiriço deste Magusto na serra algarvia que contou com a participação de uma associação de pedestrianismo de Isla Cristina em Espanha. A relembrar que o Magusto da ARCDAA contou com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Rodactiva que definiu o traçado do percurso de BTT.