Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal está concluída

“É um projeto importante, até porque está inserido numa zona desprotegida, com população idosa e enquadra-se nos objetivos da Rede Nacional de Cuidados Continuados. Tem excelentes condições, quer do ponto de vista arquitetónico, quer do bem-estar que os futuros ocupantes desta instituição irão ter”. Foi de modo entusiasmado, que Martins dos Santos, Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, se pronunciou acerca das obras da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal que estão concluídas, como pôde testemunhar numa visitade trabalho realizada ao local.

A obra da Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal (ABESFA), que tem a chancela do arquiteto José Alberto Alegria, graças ao profissionalismo e à dedicação da empresa de construção Ramos & Catarino, S.A., está concluída antes da data inicialmente prevista, que eram 18 meses.

O projeto representa um investimento total de dois milhões e duzentos mil euros, sendo que 41% do investimento total é financiado pelo Programa MODELAR do Ministério da Saúde e os restantes 59% da Câmara Municipal.

Este equipamento, que foi construído a pensar nos utentes e nas famílias, integra espaços de convívio e dois pátios de influência arquitetónica mediterrânica, com três alas de quartos: 10 quartos individuais de internamento, 10 quartos duplos de internamento, um quarto individual de isolamento e um quarto de pessoal de serviço. O piso inferior é composto inteiramente por uma zona de serviços, nomeadamente cozinha, refeitório, lavandaria, instalações sanitárias e instalações técnicas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Estevens, o projeto da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal “é um avanço grande para nós do ponto de vista das necessidades que se propõe satisfazer e também da maior importância para o desenvolvimento desta freguesia e do concelho.”