Universidade do Tempo Livre

A Universidade do Tempo Livre (UTL) está funcionamento no concelho de Castro Marim desde 2009. Todos os anos são abertas inscrições, que pretendem também aferir a adequação da oferta formativa. 

Pelas quatro freguesias do concelho, em diversas localidades, decorrem cursos socioeducativos, envolvendo atualmente mais de 150 formandos. As áreas destes cursos, totalmente selecionadas pelos utilizadores, vão desde as artes decorativas, o patchwork, a tapeçaria de arraiolos e os bordados à mão, ginástica de manutenção, informática. Existe, também, um curso designado de Atelier Medieval que ao longo do ano confeciona trajes adequados a utilizar no Evento Dias Medievais, proporcionando o aumento do espólio de trajes propriedade do Município.

O corpo docente da UTL é constituído por formadores com conhecimentos teórico-práticos nas áreas que lecionam.

No ano letivo 2014/15, funcionaram 18 cursos em 10 localidades.

 

alargar a oferta formativa da Universidade do Tempo Livre (UTL) ao maior número possível de interessados, a Câmara Municipal de Castro Marim abre os cursos em diferentes localidades do concelho. No ano passado, com um investimento de 25 mil euros, a autarquia de Castro Marim levou a UTL a nove localidades do concelho, incremento a que pretende dar continuidade neste ano letivo, com a solícita colaboração da Associação Odiana.

À semelhança do ano anterior, terão início os cursos de Artes Decorativas, Arraiolos, Iniciação à Costura/Trapologia, Bordados, Atelier Medieval, Ginástica e Informática, este último aberto pela primeira vez o ano passado e com uma enorme adesão.

Criada há 7 anos, a UTL tem sido determinante no aproveitamento dos recursos e saberes locais como geradores de riqueza para o concelho de Castro Marim, para além do contributo fundamental na promoção do convívio e bem-estar dos castromarinenses.

As inscrições posteriores à sessão na Biblioteca Municipal decorrem no Gabinete de Ação Social da autarquia de Castro Marim, a partir do dia 8 de outubro.